Resumo: | Da mesma forma que a sociedade muda continuamente, e os indivíduos tentam se ajustar a essas mudanças, as universidades não são exceção a esta obviedade. Entretanto, o estudo da evolução educacional através dos anos, mostra que estas tendem a resistir a mudanças. O autor aponta, através de estudos explanados ao longo do texto, que um dos fatores que dificultam a mudança nas instituições de ensino é a ausência de meios precisos de medição de seu funcionamento e avaliação de seu produto. Desta forma, segundo o autor, devem estar engajados ativamente no processo de adaptação, os administradores das instituições de ensino, os professores e os alunos. Por fim, o autor afirma que, para que a adaptação e o progresso, em qualquer organização, depende da capacidade humana de lidar com mudanças, a fim de adaptar-se às novas tendências. Portanto, as universidades devem fluir de acordo com a lei da sobrevivência dinâmica. Além disso, devem ter a consciência de que seus diplomados terão inúmeros anos de trabalho pela frente e, que como conseqüência, não deve prepará-los para o presente, e sim para o futuro^ipt.
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